sábado, 31 de março de 2012

Geladeira: sua evolução e suas multifunções


   Hoje, quem consegue sobreviver sem a geladeira? Para quem se acostumou com ela, é um item indispensável em uma casa, pois possui a capacidade de refrigerar e conservar os alimentos.


    Ela foi criada em 1856,  quando uma fábrica australiana de cerveja contratou James Herrison para elaborar um sistema que fosse capaz de refrigerar e manter a temperatura do produto baixa, usando o principio da compressão a vapor.Em 1854, foi feito o primeiro sistema refrigerador para a indústria de carnes, em um frigorífico de Chicago, EUA. Em 1866, também nos Estados Unidos, foi feito outro aperfeiçoamento da invenção, o que permitiu a refrigeração de frutas e legumes.



    A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator). Porém, ela não foi um sucesso de vendas.


    Geladeira que se tornou bastante popular nos EUA foi o "Monitor-Top", desenvolvido em 1927 pela General Eletric. Foram vendidas mais de um milhão de unidades.





       O Tempo passou, e a tecnologia chegou nas geladeiras. Hoje, ela deixou de ser um meio apenas de conservar alimentos, mas passou a ser um elemento de descontração na cozinha, pois várias empresas já lançaram geladeiras, que possuem tela de HDTV, e que podem ser conectadas à TV a cabo, ou a um tocador de DVD, o que torna os momentos na cozinha mais agradáveis.


Divulgação
O problema é o preço, essas geladeiras devido a alta tecnologia, são de custo muito elevado, e tê-la é um privilégio para poucos. Para quem não tem condições de comprá-la, a solução é esperar o preço baixar para tornar acessível ao bolso.

sexta-feira, 30 de março de 2012

História do Fogão: Do primitivo ao mais Moderno

Fogão


O Fogão é o mais antigo eletrodoméstico. Surgiu na Idade Antiga, quando o homem começou a dominar o fogo, surgia ai o que chamamos de fogão primitivo, o qual era um buraco no chão, em que se colocava o fogo e as panelas por cima do fogo através de pedra.

Depois, surge o fogão a lenha, que é feito de barro. Muito encontrado em casas principalmente do interior de cidades.

Com a chegada da Revolução Industrial, o homem passa a explorar as várias formas de geração de energia. como exemplo, o carvão, o petróleo, e a partir de então, desenvolvem-se fogões parecidos com os que temos hoje. Com a descoberta do potencial do petróleo, foi desenvolvido um fogão que funcionava com um combustível não natural: o nafta ( um componente do petróleo) e depois disso, substituiu pelo gás, o qual é utilizado até hoje.


Cooktop
Com o passar dos anos, o fogão evoluiu mais ainda, os engenheiros os deixaram "inteligentes". Eles são feitos para não ocupar tanto espaço, geralmente são integrados com móveis compactos que facilitam a circulação do ambiente. O Fogão ao lado, foi desenvolvido para não acumular gordura, facilitando na hora de sua limpeza. Os fogões modernos, são pequenos, e adaptáveis a qualquer superfície, além de deixar a cozinha bonita, e charmosa. Quando ele não prestar mais para o uso doméstico, como ele é pequeno e não acumula lixo, pode ser reciclado para outros fins, e além de contribuir com a natureza.

Esses fogões cozinham muito mais rápido, pois não deixam a chama se espalhar, assim, o tempo cozinhando é menor, deixando os alimentos mais suculentos, e é ideal para quem mora sozinho, estuda, trabalha, e não pode perder muito tempo.